Na semana passada, o @portalimpactto publicou uma matéria sobre alguns transtornos causados pela redução das linhas e horários de ônibus em Lagoa Santa, desde o início da pandemia, como a superlotação, por exemplo.
Engrossando as reclamações sobre o transporte público, publicamos também uma matéria sobre a falta do serviço no Conjunto Residencial Lagoa Santa e outros bairros próximos. Na ocasião, não conseguimos um posicionamento da Secretaria de Transporte de Lagoa Santa, a Translago, ou do Consórcio Lagoa Viva para a população, que nesta segunda-feira, dia 25, respondeu a alguns questionamentos anteriormente enviados. Confira!
Desde quando a cidade reduziu o quadro de linhas e horários de ônibus na cidade? O quadro de horários/itinerários foi reduzido no mês de março de 2020, uma vez que, em função da pandemia da Covid-19, houve uma queda da demanda de passageiros da ordem de 60%, fato este que tornou totalmente inviável a manutenção do quadro regular de horários/itinerários e, também, necessários os ajustes efetuados para a garantia da continuidade da prestação de serviço e garantia do equilíbrio econômico-financeiro do sistema de transporte intramunicipal. Houve necessidade, inclusive, de um número considerável de demissões no setor para se evitar um comprometimento ainda maior da prestação do serviço. Em municípios que não tomaram tais medidas administrativas houveram ações judiciais que culminaram na redução do quadro de horário/itinerários por decisão judicial, inclusive do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Com a redução de horários, os ônibus estão lotados. Há uma preocupação da cidade em melhorar este serviço para resguardar a saúde da população? A Translago, em conjunto com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e com o Consórcio Municipal, vem aferindo, diariamente, contabilizando e identificando a evolução da demanda de passageiros e, consequentemente, adequando o quadro de horários/itinerários para a manutenção da prestação de serviços e para que o mesmo seja prestado e ofertado com a maior pontualidade e regularidade possível.
E sobre os bairros sem atendimento? A Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) revelou a dimensão do impacto da pandemia para o setor de transporte coletivo, quando centenas de cidades brasileiras tiveram a redução de oferta (quantidade de ônibus em circulação), sendo que em 181 delas houve a paralisação total da prestação de serviço de transporte coletivo.
Há previsão para que os serviços voltem ao normal? A Translago está trabalhando com muita seriedade e responsabilidade para garantir a manutenção do serviço de transporte coletivo intramunicipal, serviço este considerado essencial. A avaliação da demanda de passageiros e da intenção de deslocamento dos mesmos é feita diariamente. Os ajustes estão sendo feitos em função da alteração da demanda de forma a retomar o quadro normal de horários/itinerários o mais breve possível e em toda cidade, inclusive, no Conjunto Residencial Lagoa Santa.
Leia também: Prefeitura divulga 1ª etapa do Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Lagoa Santa