Uma tartaruga-tigre-d’água foi encontrada com ferimentos graves no casco por moradores próximo à orla da Lagoa Central, na manhã de segunda-feira,23.
De acordo com informações do 4° Pelotão de Polícia Militar de Meio Ambiente de Lagoa Santa, o quelônio ferido foi entregue aos militares na sede, e, ao socorrê-lo, a suspeita inicial foi de mordida de jacaré.
Conforme mostra a foto, o animal apresentava o casco completamente estraçalhado, com órgãos aparentes em estado grave. Segundo a PM, em casos como esses, os animais são transportados para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Belo Horizonte. A tartaruga, porém, não resistiu aos ferimentos e morreu.
Será que foi o jacaré?
Durante a semana a discussão sobre o assunto esquentou as redes sociais da cidade e as suspeitas caíram sobre o jacaré, Alfredo, que mora na lagoa. Muita gente começou a questionar se o animal também poderia atacar pessoas e pedir a retirada do jacaré da lagoa.
Já outros moradores defendiam a permanência e inocência de Alfredo, afirmando que a tartaruga faz parte da cadeia alimentar do réptil. “É lógico que o jacaré vai comer o animal, faz parte da alimentação dele. Na lagoa tem peixe, capivara, tigres d’água e vocês acham mesmo que ele vai querer carne humana? É só não mexer com ele”, indagou uma moradora.
A Polícia Militar de Meio Ambiente acredita que a causa da morte do quelônio não foi devido às mordidas, mas por atropelamento. Tartarugas-tigre-d’água, uma espécie de cágado, são consideradas semiaquáticas, animais que realizam parte de suas atividades dentro da água e parte fora da água. Ele mora na Lagoa Central e devia estar transitando na orla após as tempestades.
Ainda segundo a Polícia de Meio Ambiente, o jacaré-de-papo-amarelo mora em seu ambiente natural, além disso qualquer intervenção feita na Lagoa Central passa pela autorização do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a retirada de um animal sem autorização pode ser considerada um crime ambiental.
Confira também: Agora é pra valer! Greve petroleira começa neste domingo em Minas Gerais