Cidade receberá projeto que une experiências artísticas com programação gratuita
O Projeto Cine Instrumental na Estrada Real estará presente em Ribeirão das Neves para uma apresentação de cinema ao ar livre, acompanhada de música ao vivo. O projeto propõe unir essas experiências em sessões gratuitas, abertas ao público.
O evento irá acontecer hoje, dia 5 de outubro, às 19 horas, na Escola Estadual João Corrêa Armond (Rua Cataguases, 143, Sevilha 2ª Seção).
Serão exibidos curtas nacionais com classificação livre e que retratam a mineiridade, a música e as artes. Além dos filmes, serão apresentadas intervenções ao vivo com o músico Márcio de Castro. O multi-instrumentista apresentará seu projeto de música instrumental Viola Violinha, tocando músicas folclóricas brasileiras.
O evento é gratuito e terá distribuição de pipoca e refresco para proporcionar uma experiência mais completa no clima de cinema.
Ontem (4 de outubro), o projeto realizou uma sessão exclusiva para os jovens atendidos pela Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, instituição localizada na cidade e que atende jovens em situação de vulnerabilidade social de Belo Horizonte e região metropolitana.
Ribeirão das Neves é a última cidade a receber o projeto que já passou por Nazareno, São Tiago, São João del-Rei, Martinho Campos e Nova Ponte.

Filme Cores e Botas – DIVULGAÇÃO
Cine Instrumental na Estrada Real
O projeto Cine Instrumental na Estrada Real é uma iniciativa que apoia e reforça a utilização regular dos espaços públicos para a realização de atividades culturais. As cidades visitadas fazem parte da história e do desenvolvimento do Circuito e possuem diversas praças e locais públicos com potencial de ocupação pela população.
O diálogo estabelecido através do cinema e a música instrumental contribui para a formação e ampliação de público consumidor de cultura.
O Cine Instrumental é uma ação do Coletivo Noite de Cinema através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio master da AMG Brasil, patrocínio da Vaccinar e da Hypofarma. O projeto conta com o apoio das prefeituras e instituições locais.

Filme A retirada para um coração bruto (2017) DIVULGAÇÃO
Programação Mostra Cine Instrumental na Estrada Real
Ribeirão das Neves
05/10 (quinta-feira) – 19h
Local: Escola Estadual João Correa Armond – Rua Cataguases, 143, Sevilha (2ª Seção)
Filmes: O melhor som do mundo (SP); A menina Espantalho (MG); A menina e o Mar (RJ); Cores e Botas (SP); A Retirada para um coração bruto (MG)
Sinopses dos Filmes
O MELHOR SOM DO MUNDO
Vinicius não coleciona figurinhas, nem carinhos, nem gibis. Ele coleciona algo que não pode ser visto nem tocado. Vinicius coleciona sons do mundo. Mas essa não é uma tarefa fácil, especialmente quando se decide encontrar o melhor de todos: o melhor som do mundo. Em sua busca, Vinicius irá descobrir que o melhor som do mundo está muito mais perto do que o esperado.
A MENINA ESPANTALHO
Luzia mora no campo com seus pais e o irmão, Pedro. Quando Pedro começa a ir à escola, Luzia quer acompanhá-lo, mas é impedida pelo pai. Enquanto vigia um arrozal, ela busca outros caminhos para aprender a ler.
A MENINA E O MAR
O filme conta a história de duas crianças, um menino e uma menina, que possuem duas formas completamente diferentes de enxergar o mundo. E o mar, que abraça este encontro. Ele, com medo do que as águas podem trazer, e ela, que encontra poesia em cada grão de areia, aprendem juntos, que para apreciar a vida, basta se entregar aos sentidos. É nessa conexão que nasce uma história de superação, lições e uma experiência transformadora.
CORES E BOTAS
Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem-sucedida e a apoia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.
A RETIRADA PARA UM CORAÇÃO BRUTO
Ozório é um senhor de 70 anos que vive sozinho onde o Judas perdeu as botas, na zona rural de Cordisburgo-MG. Passa seus dias ouvindo rock no rádio, enquanto vive o luto da sua companheira. Até que um movimento no céu quebra sua solidão.