O presidente da ucrânia Volodimir Zelenski falou hoje (22) que concorda em se encontrar com Vladimir Putin, presidente russo, em qualquer formato, para “negociar” a Crimeia e áreas separatistas com Rússia. Ele também deseja discutir as “opções que estão sobre a mesa do líder russo”.
Zelenski disse que está disposto a “negociar” a península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, e área separatistas pró-Rússia na região leste de Donbass, embora acredite que essas regiões deveriam ser devolvidas a Ucrânia. “Se eu tiver essa oportunidade e a Rússia tiver o desejo, poderemos abordar todas as questões”, diz em entrevistas a jornalistas ucranianos.
O líder ucraniano ainda falou que não poderiam resolver tudo, mas pelo menos, poderiam parar parcialmente a guerra. ” Na primeira reunião com o presidente da Rússia estou pronto para abordar essas questões”,diz. Ele falou que já entendeu que a Ucrânia não pode se juntar a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), mas acrescentou que seus compatriotas não podem simplesmente entregar a capital ou as cidades de Kharkiv e Mariupol (cidade sitiada e bombardeada há semanas).
Presidente da Ucrânia pode “negociar” a Crimeia e áreas separatistas com Rússia – Dmitro Kuleba, ministro das relações Exteriores da Ucrânia, afirmou que a guerra deve acabar em duas ou três semanas, pois os russos perderam a iniciativa em campo. A informação veio após o Ministério da Defesa estimar que só haveria mais “três dias de suprimentos” para as tropas russas.
Após 23 dias de Guerra Presidente Russo afirma “nunca tivemos tanta força”