A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta segunda-feira, dia 25, a primeira fase do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. O objetivo do Órgão é organizar as ações e estratégias para imunizar a população do município.
De acordo com o secretário da saúde, Gilson Urbano, o plano foi elaborado tendo como referência o Plano de Contingência para Vacinação Covid-19 da Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Manual do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. O documento esboça as ações previstas nesta fase, os grupos prioritários e quantas doses serão destinadas a cada um deles.
Quem é o público alvo desta 1ª etapa?
- Trabalhadores da saúde dos serviços hospitalares de referência ao atendimento de pacientes com Covid-19;
- Trabalhadores de saúde das Unidades de Atenção Básica (Atenção Primária);
- Pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) como asilos;
- Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
- População indígena, a partir de 18 anos de idade, aldeadas.
Quantitativo de doses disponibilizadas para Lagoa Santa
O município recebeu um total de 666 doses que serão distribuídas da seguinte forma:
- Pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) – 124 doses;
- Profissionais das ILPI’s (Instituições de Longa Permanência Para Idosos) – 15 doses*;
- Profissionais dos serviços de saúde, tanto da urgência quanto da atenção primária, envolvidos diretamente na atenção para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 (Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliar de serviços gerais, técnicos de radiologia e técnicos de laboratório) – 485 doses;
- Vacinação simbólica para Grupo Prioritário – 6 doses.
*Os profissionais das ILPIS foram vacinados conforme orientações da SES do dia 19/01/2021. No dia 20/01/2021, às 10h07, houve uma atualização, alterando a recomendação e suspendendo, imediatamente, a vacinação deste grupo.
Estratégia de vacinação
De acordo com o planejamento interno, “as vacinas serão distribuídas pela instância Estadual e repassadas às Unidades de Vacinação pela Central Municipal de Imunobiológicos.
A vacinação dos profissionais de saúde será realizada nos equipamentos do CEMM (Várzea e Vila Maria), através de agendamento. O critério para vacinação será por meio da idade dos profissionais.
Já a vacinação extramuros, que se fizer necessária, como em instituições de longa permanência, hospitais, presídio, força de segurança e salvamento e em outros locais que houver a necessidade de ação em loco, será realizada pela equipe de imunização.
Confira o plano na íntegra https://www.lagoasanta.mg.gov.br/noticias/48-saude/7777-plano-municipal-de-vacinacao-contra-a-covid-19?fbclid=IwAR0uIU3HWZFiaWvKKbQSAxpD9oj33QWFg_nKWBTpM6c4Jm7yvrnt6GVEnaI
Leia também: Quer comprar online no Shopping Estação BH e receber sua encomenda em Lagoa Santa? Você pode!