LEONARDO LUCENA – Nesta quinta-feira (31), a Polícia Militar inaugurou a primeira Base Comunitária Móvel de Confins, localizada na Praça João Daher, no Centro da cidade. A solenidade contou com a presença do Tenente Coronel Machado, comandante da 8ª CIA da Polícia Militar de Lagoa Santa, e o prefeito do município de Confins, Celso Antônio da Silva.
A Base Comunitária Móvel da Polícia Militar é uma van equipada com computador, estando pronta para atender às ocorrências da comunidade. A base dá uma referência da polícia no local e funciona como um serviço disponível para as pessoas. A van entra em operação todo dia, em um determinado horário que tenha maior demanda de atendimento e que dê visibilidade para a procura da população. A Base se encontra sempre no mesmo local, estando disponível para solicitações de dicas, informações de segurança, orientações diversas quanto a crimes e realização de denúncias, além de serem feitos registros de ocorrências, como perda de documentos, sendo um canal de comunicação da população com a polícia.
Em discurso, o Ten Cel Machado fez questão de enfatizar que se trata de uma van reformada, que já preexistia, não sendo uma viatura nova, levando-se em consideração de que a Polícia possui um centro de reformas de veículos e não havia programação de aquisição de novos automóveis no projeto orçamentário deste ano, com a Base Comunitária Móvel de Confins tendo sido fruto de um convênio entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Confins. Além de todo o esforço das entidades para possibilitar a presença do veículo policial em praça pública, os policiais que prestarão o serviço passaram por intenso treinamento, iniciado no começo do ano.
O prefeito de Confins, Celso Antônio da Silva, exaltou os feitos dos policiais, alegando que a polícia mineira é a melhor do país, e o serviço inaugurado hoje proporcionará “um conforto, uma situação de tranquilidade para toda a população”. No mesmo sentido do governante, uma moradora do município presente no evento, a professora Márcia Luiza, de 54 anos, classifica a existência da van como “importantíssima, porque a segurança pública é fundamental dentro da cidade junto com outros serviços”, assegurando que se sente mais segura e mais protegida com o novo operativo dos policiais.
A Base Comunitária Móvel é um serviço presente em Belo Horizonte e em parte da região metropolitana. Em Lagoa Santa, a Polícia instalou sua base na Vila Maria, e a estrutura de Confins tem tudo para fornecer mais segurança à cidade. Mais de 1800 operações policiais foram realizadas no município este ano, e o índice de criminalidade é o menor desde 2010.