
A partir dessa quinta-feira (28), a Polícia Miliar de Minas Gerais dará início à Operação Natalina que tem o objetivo de reforçar o policiamento preventivo durante o período de compras de Natal e também o pagamento do 13º salário, período esse mais propício a furtos e roubos.
Em Lagoa Santa, a PM desenvolverá uma série de ações, concentrando efetivos nos principais locais de circulação nas áreas comerciais da cidade. Para o reforço será empregado o efetivo do serviço administrativo, além do policiamento já existente.
3.000 OPERAÇÕES POLICIAIS
Em visita à sede do Grupo Impactto, os tenentes Wellington, Nasser e Garcia, comandantes de pelotões em Lagoa Santa, trouxeram índices animadores do combate à violência na cidade e região. Para se ter uma ideia, foram quase 3.000 operações policiais até outubro desse ano, uma média de 10,9 operações por dia, o que explica a queda nos índices de criminalidade na região em que atua a 8ª Cia. da PMMG, comandada pelo tenente coronel Machado.
Em crimes violentos, a redução foi de 21,34%. Em roubos chega a 23% de queda. A redução no índice de homicídios até outubro, só em Lagoa Santa, chega a 23% e na região, a queda é de 19% e, praticamente, em todos os segmentos da criminalidade houve reduções significativas. Foram apreendidos e recuperados 382 veículos nos últimos seis meses.

Tenente Garcia, Tenente Wellington e Tenente Nasser em visita ao Grupo Impactto (Foto Renato Montenegro)
O resultado de tantas operações realizadas pela Polícia Militar reflete, imediatamente, na queda do índice de criminalidade e, ao mesmo tempo, no aumento da sensação de segurança do cidadão, além do aumento da confiança na Corporação, o que facilita, ainda mais, o trabalho da polícia que passa a ter mais informações e apoio da comunidade.
DISQUE DENÚNCIA 181
Os tenentes Wellington, Nasser e Garcia foram unânimes em afirmar e reafirmar a importância do Disque Denúncia no combate à criminalidade. Segundo eles, esse sistema tem sido bem utilizado em Lagoa Santa e a Polícia Militar tem obtido bons resultados com as informações passadas através do 181. “A segurança do anonimato é garantida e o cidadão pode ficar tranquilo quanto a isso, além disso, ele está colaborando com a segurança do local em que vive”, afirma o tenente Wellington.
