A data de hoje (08/05), Dia do Artista Plástico, foi criada em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Junior (1850-1899) um dos maiores nomes das artes plásticas, do Brasil, no século XIX. Pensar em artes plásticas é quase que pensar em Lagoa Santa, cidade localizada em Minas Gerais. Esse município na área central do estado, pode ser considerado um reduto de artistas.
Fora do período de pandemia, aqui em Lagoa Santa, podemos esbarrar nas ruas, numa corrida de manhã na orla da Lagoa Central, ou mesmo, se divertindo em algum barzinho da região, com diversos artistas que compõe o cenário nacional e internacional das artes plásticas.
Evandro Alves tem apenas 45 anos e já deu o que falar quando o assunto são as artes. Ele que é autodidata, começou a desenhar cartuns, charges, tiras e histórias em quadrinhos aos 17 anos, e não parou mais. Que bom, não é mesmo? Publicou seus trabalhos em diversos jornais como “O Estado de Minas”, “O Tempo (MG)” e “Super Notícias”. Já foi premiado e recebeu menções honrosas nos salões de humor mais importantes do Brasil.

Trabalho de Evandro Alves
Ele afirmou em entrevista ao Portal Impactto que consegue expressar seus sentimentos com tinta, telas, papel e outros diversos materiais que tiver nas mãos. “A arte na minha vida é uma forma de interpretar o mundo visível (e também o invisível) que nos cerca a partir da intuição e da técnica”, explica. Ano passado Evandro ia participar do 31º “Festival Internacional Águas de Março” organizado pela Fundação Escola Arte e Cultura (Feac), porém o evento foi adiado por causa da pandemia. Atualmente Evandro publica ilustrações, cartuns, caricaturas, quadrinhos e charges como freelancer e toca as páginas “Cerrado em Quadrinhos”, “Material Poético” e “Piter Gast” no facebook e no Instagram.
Outra pessoa que hipnotiza o público com sua pintura é Hirtes Torres. Podemos dizer que a cidade deve muito a essa artista que tem paixão por sua profissão. Ela usa as cores e o cotidiano como inspiração para diversas criações. É fácil enxergar suas telas em uma visita a casa de parentes e amigos nas “roças” de Minas Gerais. “As artes plásticas sempre significaram muito em minha vida. Me ensinou a moldar, a plasmar toda uma trajetória, em formas que outras pessoas podem se encontrar. Seja em recantos de um passado, um quintal esquecido, casas e passeios com crianças correndo pra lá e pra cá. A cidade de Lagoa Santa, também está fazendo sua arte, independente de seus governantes. Ela flui nos pássaros, na lagoa, nas cavernas com suas pinturas rupestres e em seu povo que tem um passado forte!!!Amo as casas antigas!”, conta.

Hirtes Torres
Humberto Inchausti, também morador da cidade, é pintor, escultor e desenhista. Recentemente deu entrevista pra nós. Durante a conversa ele destacou que “o incentivo para experimentar desenhos e pinturas e desenvolver técnicas sempre existiu”. Para quem ainda não leu a matéria, o pai e a mãe de Humberto também são grandes artistas e merecedores de toda e qualquer homenagem no dia de hoje. Link da entrevista completa.
A verdade é que tudo pode virar uma bela peça de arte nas mãos de pessoas criativas. Agora eu lhe pergunto: Como identificar se seu filho ou filha é um artista?
De acordo com o site “Mães de hoje” a criatividade e a imaginação na infância estão melhores do que nunca e não há nada que impeça as crianças de desenvolver, com total liberdade, este lado. Se identificar uma criatividade além da curva, é bom aproveitar isso ao máximo.
O Evandro contou que quando seus pais perceberam essa inclinação para o mundo artístico, eles o apoiaram. “Como não havia escolas especializadas aqui em Lagoa Santa meu pai comprava pra mim aqueles livros da Ediouro que ensinavam a desenhar animais, cartuns e caricaturas. Trazia também do trabalho dele muitas “folhas de computador” que eram descartadas para que eu pudesse desenhar. Eu adorava! Minha mãe me deu a primeira caneta bico- de-pena e nanquim. Ver os meus primeiros desenhos a tinta foi uma das visões mais maravilhosas da minha vida até hoje”, relembra com emoção.
Fica a nossa homenagem para:
José Maria Ribeiro, Fátima Inchausti, Iara Ribeiro, Humberto Inchausti, Iano Almeida, Vera Mechetti, Celso Vieira, Aluizio Figueiredo, Hirtes Torres, Valéria Souza, Clébio Maduro, Lúcia Pimentel, Regina Mello, Gabriel Gusman, Belkiss Amorin, André Mazio, Zé Renato Pimentel, Carlos Savoi, Pachelli da Gama, Regina Garcia, Marcelo Lélis, Joilson Freitas, Henrique Piantino, Maria Thereza Penna, Val Guedes, Gina Celeghini, Dominique Correia, Piero, Evandro Alves, Matheus Sá Motta, Edgar, Gutty Pianetti, Eliane Pianetti, Fernando Fonseca, Ione Amaral, Marco Aurélio R. Guimarães, Pedro Miranda, Cássia Macieira, Simone Villani, Mércia Maldonado, Laryssa Oliveira, Carlos Savoi, Beatriz Apocalipyse, Bel Alves, Madu, Regina Garcia, Ivana Almeida e muitos outros! Parabéns a todos vocês!
Nossa perdi até o fôlego!