“Dias de terror”, assim descreveu o empresário Marco Túlio Moisés Simão, de 44 anos, o período que englobou seus sintomas, internação e tratamento da Covid-19. Hoje, já em casa, oito quilos mais magros, o belo-horizontino, que há 12 anos mora e mantém uma empresa com cerca de 30 funcionários em Lagoa Santa, tem um grande arrependimento: o de ter demorado tanto para procurar um hospital.
Os momentos de tribulação pelos quais passou o empresário e sua família, a esposa Ayala Nalon e os três filhos, Lucas, Arthur e Guilherme, de 19, 15 e 10 anos, começaram no início de julho após os pais de Marco Túlio, de 86 e 74 anos, que moram em Belo Horizonte, virem à Lagoa Santa. Sem saber que haviam sido contaminados, eles transmitiram então a doença a toda a família.
Ayala e os filhos apresentaram a forma assintomática da doença. Já Marco Túlio que, teoricamente, não se enquadrava em nenhum grupo de risco (nunca fumou, bebeu e praticava esportes), teve fortes sintomas que logo depois evoluíram para a forma mais grave da Covid-19. Foram os piores dias da sua vida, conforme relatou, sofrendo com crises de tremedeira, idas ao hospital, medicações e volta pra casa até a internação no CTI, em razão do acometimento de 80% dos pulmões, e a entubação.
Principais aprendizados
A esposa Ayala confessou à equipe de jornalismo da Impactto que antes de passar por tudo o que a família passou não acreditava que a doença fosse tão séria. Hoje, ela ressalta a importância do isolamento e das medidas de prevenção e segurança, como o uso de máscaras e higienização das mãos.
Como cristãos, afirmam não ter tido em momento algum a fé abalada. “Colocamos nossa fé em ação, declarando que o poder de Deus e a cura iriam acontecer. Tínhamos a certeza que tudo ia passar. Só temos a agradecer e ver que a Palavra de Deus é viva e eficaz”, disse Ayala.
Agora, respirando aliviados, dão também ainda mais valor à vida, aos familiares e aos momentos de amor e união que, segundo eles, fizeram toda a diferença. “Eu tenho certeza que estive entre a vida e a morte. Mas, a minha fé me salvou. Nunca iremos passar por nenhuma dificuldade que Jesus não tenha passado. Com essa nova oportunidade de viver, quero ajudar outras pessoas com minha experiência e, claro, valorizar sempre mais meu tempo com Deus e com minha família”, finalizou Marco Túlio.

Marco Túlio com a esposa Ayala e os filhos Lucas, Arthur e Guilherme
Confira também: Câmara veta trechos do decreto que proibia crianças e pessoas da mesma família nos comércios