Por Jonathan Simões
Você está em busca de uma colocação ou recolocação profissional? Sabia que o seu currículo é o seu principal cartão de visita? Sim, isso mesmo! É, muitas vezes, por ele que o recrutador irá decidir se vale a pena ou não convidá-lo para uma entrevista. Mas, muito mais que um currículo de papel, uma curiosidade bem legal é que nós ADORAMOS fazer uma visita ao seu perfil profissional no LinkedIn.
O LinkedIn é a rede social de negócios, a plataforma para quem deseja procurar uma vaga de emprego, ser visto por CEOs de grandes empresas e, acima de tudo, uma rede de Networking. Um dos propósitos dessa ferramenta é fortalecer sua rede de contatos através de conexões profissionais baseadas em seu interesse profissional.
O LinkedIn é uma forma do recrutador compreender como você se expressa profissionalmente para, assim, tentar traçar alguns padrões que podem se repetir caso você venha a ser um colaborador da empresa. Por esse motivo, vou dar TRÊS dicas para que você tenha um perfil notável nesta rede profissional.
Dica 1: Crie conexões. É muito importante que você tenha uma relevante rede de contatos, ou seja, uma rede de Networking considerável. Essa é uma das primeiras coisas que o recrutador irá olhar no seu perfil. Então, a primeira dica que eu dou a você é: crie conexões!
Dica 2: Reaja às publicações. “Quem não é visto, não é lembrado”! Quando você reage as conquistas das pessoas, que agora fazem parte do seu network, você está mostrando que está ali, que você está próximo e presente. Suas reações farão com que você seja visto e notado. Mostre que você se importa com as conquistas do outro, transmita a imagem de positividade e otimismo frente a felicidade daqueles que estão à sua volta.
Dica 3: Preencha TODOS os campos do seu perfil. De nada adianta você ter uma boa rede de Networking, reagir às conquistas e ter uma participação ativa na plataforma, se quando o recrutador entrar no seu perfil não encontrar as informações necessárias. Mostre no seu perfil todas as suas habilidades, competências, conquistas e experiências. Faça com que seu perfil seja atrativo. Lembre-se que o intuito do LinkedIn, para quem deseja uma colocação profissional, é atrair recrutadores e ser chamado para processos seletivos.
Quer saber mais? Em breve voltarei com esse assunto. Aguardem!
Sobre o autor
Jonathan Simões é psicólogo, especialista em recrutamento e seleção e proprietário da “Selecionar é”, empresa de consultoria de recursos humanos.