Engenheiros, arquitetos e responsáveis técnicos poderão solicitar serviços de forma totalmente online
Na noite dessa quarta-feira (22), aconteceu no auditório do hotel E-Suítes, o lançamento da plataforma de projetos digitais da SDU, realizado pela Prefeitura de Lagoa Santa.
Isso quer dizer que, a partir de agora, engenheiros, arquitetos e responsáveis técnicos civil poderão protocolar, aprovar e consultar os projetos 100% digital, em qualquer lugar, a qualquer tempo. Além disso, terão acesso às plantas aprovadas, alvarás e demais documentos emitidos sempre que necessitar, sem depender de atendimento presencial, disponibilidade do setor de protocolo e impressões desnecessárias.

Prefeito Rogério Avelar
O objetivo é oferecer um procedimento mais confiável e ágil, além de reduzir consideravelmente o uso de papel.
Segundo o Prefeito Rogério Avelar, a Prefeitura está trabalhando dentro do universo de caminhar para se tornar uma das cidades mais digitais do país, em tempos de inovação tecnológica. “Esse projeto abrange não só a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e sim toda a Prefeitura. Então vamos ter muita inovação na educação, na saúde… O que queremos é beneficiar o cidadão, evitando deslocamento desnecessário até a prefeitura e, com esse processo digital, ele poderá resolver os seus problemas de onde estiver”, afirma.
Na reunião de lançamento, foi apresentado a plataforma e como funcionará a emissão digital de alvarás de construção, pedidos de habite-se, certidão de número, informação básica e outros requerimentos relacionados a obras, através do sistema Aprova Digital. A digitalização de serviços públicos garante vantagens de ponta a ponta nos Municípios o que significa melhorias para todos.

Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Urbano
Breno Salomão, Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Urbano de Lagoa Santa, comenta que o Aprova Digital é um sistema novo que está entrando agora na Prefeitura, de um processo 100% digital. “Estamos começando agora por um gargalho que a gente tem, que é a aprovação de projetos. A cidade está crescendo absurdamente, a demanda que temos é muito grande e o prazo hoje é muito longo, é muito burocrático, é muita geração de papel, é muita tramitação e agora, com esse sistema, ele fica 100% online. Não tem mais protocolo, não tem pasta, não tem tramitação. Há processo 24 horas por dia, de segunda a segunda. Então a ideia é facilitar a vida dos arquitetos e engenheiros de Lagoa Santa”, conclui.
Para Pamela Brandão, Engenheira Civil e de Produção, a implantação dessa nova gestão, desse sistema, vai ajudar, tanto os Engenheiros, como os Arquitetos a acelerar os processos. “Temos visto que a demanda na Prefeitura tem sido muito alta, com isso esperamos que agora os processos possam ser agilizados”, expressa.
Para o Arquiteto, Homero Avvelar, esse novo processo será uma via de mão dupla, no qual acabará delegando mais responsabilidade ao arquiteto. “Sem dúvida vai ser ótimo, pois vai otimizar todo o processo. Isso facilita a vida de todo mundo e está aí o produto para ser utilizado. A tecnologia está para ser utilizada por todos, e isso é muito bom”, afirma.
O lançamento foi apresentado pelo Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Urbano, Breno Salomão e também pela Implantadora de Sistemas Ana Paula Scramin e contou com a presença de vereadores de Lagoa Santa, Secretários, engenheiros e arquitetos da região.