A prefeitura de Lagoa Santa anunciou no início da noite desta sexta-feira (01/04) que o uso de máscaras de proteção contra o Covid-19 em ambientes abertos públicos e privados passa a não ser mais obrigatória.
De acordo com a prefeitura, os decretos nº 4.526 e nº 4.527/2022 podem ser desconsiderados devido à redução dos indicadores dos casos de Covid-19 no município. Ainda segundo a prefeitura, Lagoa Santa se mantém estável considerando a imunização que está ativa no município.
“Houve redução da hospitalização em decorrência da Covid-19, e a desabilitação do Centro de Terapia Intensiva de Covid-19. O uso de máscara permanece obrigatório em ambientes fechados”, explica.
A flexibilização foi autorizada após a cidade alcançar a imunização de 84,03% da 1ª dose, 77,05% da 2ª dose e 47% da 3ª dose como noticiamos mais cedo.
A SES-MG aconselha orienta as prefeituras que pretendem desobrigar o uso da máscaras em locais fechados que tenha no mínimo 80% de cobertura vacinal completa em pessoas acima de 5 anos e 70% da população com a 3ª dose no braço. Onde a cobertura da 3ª dose ainda não atingiu os 80% o ideal, segundo os médicos, é que o uso obrigatório de máscaras, em locais fechados, permaneça. Para os especialistas essa é uma forma prudente de se prevenir contra a Covid-19.