O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), decidiu contar com a participação dos alunos para construir o currículo referência do ensino médio. O processo será realizado através do preenchimento de um questionário disponibilizado na internet até o dia 24 de agosto. Todos os alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, das redes municipais, privada e estadual, podem participar.
Intitulada “Escuta dos Estudantes”, a ação, que integra as comemorações da Semana Estadual da Juventude, espera que os alunos mineiros expressem suas expectativas e sejam também os protagonistas da construção do Novo Ensino Médio.
Segundo a Coordenadora de Etapa do Currículo Ensino Médio, Iara Viana, haverá êxito nesse processo se todos fizerem a sua parte: as redes públicas estaduais, a rede privada de ensino, os estados e a União. “Precisamos cuidar da implantação segura e inteligente do Novo Ensino Médio. E a importância decisiva, nesse contexto, está na participação dos sujeitos jovens. Abrir esse diálogo, reconhecendo a diversidade dessa parcela da população mineira, é um reconhecimento de que os estudantes são os protagonistas”.
Novo Ensino Médio
No formulário, os jovens encontrarão perguntas como “Quais atividades não podem faltar em uma escola bacana?”, “Qual o objetivo principal de uma escola que faria você aprender”, entre outras. Todas as contribuições serão analisadas e incorporadas à versão final do Currículo Referência do Ensino Médio.
Conforme divulgado, o objetivo da SEE-MG é que o Currículo Referência do Ensino Médio seja homologado pelo Conselho Estadual de Educação ainda este ano.
Fonte: Portal de Notícias BHAZ
Confira também: Planos de saúde vão cobrir exames para detecção do novo coronavírus