Por Márcia Francisco
Uma coluna dedicada à felicidade? Como assim?
Você já pensou em ser mais feliz? É da natureza humana, a busca pela felicidade. E vem de longe. Platão institucionalizou, em sua academia, o estudo da vida venturosa. Mais de um século antes, Confúcio já viajava pelos vilarejos para divulgar sua receita de felicidade. Aristóteles disse que “a felicidade é o sentido e o objetivo da vida, todo o propósito e a finalidade da existência humana”.
Hoje, a felicidade é considerada uma ciência, frutos de estudos no mundo inteiro e foco de cursos acadêmicos como o mundialmente famoso e dos mais procurados cursos de Harvard. Dele, o professor Tal Ben Shahar, com quem tive a honra de estudar e aprender, aqui no Brasil, é um dos grandes mestres nessa consciência. Tal Ben Shahar afirma que ser feliz é possível, mas, não é obra do acaso. Porém, é possível alcançar a felicidade mais rápido do que se imagina. E eu, aqui, com vocês, asseguro: é possível ser feliz! E a felicidade é no caminho, independe da condição material e financeira, social, cultural e também flui independentemente de crença religiosa, embora seja dádiva do universo criador como possibilidade, apresentada a todos nós.
Como ciência, a felicidade já é trabalhada em empresas e, fonte de estudos em órgãos de empreendedorismo como, por exemplo, o Sebrae. A prerrogativa é, também, levar essa realidade aos ambientes de trabalho onde, aliás, passamos a maior parte do nosso tempo.
Ao lado do Jornalismo e palestras, em minhas consultorias em Comunicação Criativa, a Gestão da Felicidade é abordada como fonte de ampliar o potencial criativo, produtivo e de sucesso. Com ferramentas e metodologias assertivas, estabelecemos a condição da pessoa ou do sistema em âmbito integral e direcionamos à atitude frente às metas, propósitos e objetivos de vida ou institucionais. Tenho, efetivamente me dedicado à sabedoria compartilhada de quase quatro décadas de estudos apre(e)ndidos junto a respeitáveis autoridades na linha do comportamento, do autoconhecimento, da neurociência, da psicologia positiva, do poder da mente e oração, das ciências holísticas e, principalmente, à conversão desses aprendizados em aplicabilidade prática no cotidiano. A cada experiência, constatações de que a felicidade depende de você. Ela não depende do tempo, mas, ainda assim é possível tornar-se senhor do seu tempo, ampliar seu bem-estar e se aproximar cada vez mais do ser feliz.
Meu convite? Vamos juntos, aqui, no Portal Impactto, nesta partilha de aprendizados, constatações, técnicas de autoconhecimento e ampliação do bem-estar, possível de ser alcançado em todas as áreas da vida, diante dos seres sistêmicos que somos. Sejamos felizes! Convite aceito? Então, vamos lá! Sigamos conectados.
Forte abraço de luz.
Márcia Francisco
Jornalista, escritora, palestrante. Consultora pessoal e empresarial em Comunicação Criativa e Gestão de Felicidade.
Autora do Podcast Spotify e Canal Telegram Gestão de Felicidade.
Idealizadora e gestora do Fórum e Meetings O Feminino em Mim – Ano IV:
mulher – autoconhecimento – sabedoria compartilhada – netweaving – empreendedorismo – sucesso – atitude.
Mais: http://www.marciafrancisco.com.br
Siga: Instagram @marcia.francisco
[email protected]