Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh) criou um programa de treinamento específico para capacitar profissionais de saúde, alunos e médicos residentes, para atendimentos de emergência da Covid-19. Inicialmente aplicado em médicos e enfermeiros da UPA e da Fundação Vespasianense de Saúde, a Instituição anunciou que irá estender o treinamento também aos profissionais da cidade de Lagoa Santa.
O cronograma das aulas é dividido por estações teóricas e práticas, onde os profissionais aprimoram o uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como procedimentos como a prática de ventilação mecânica, intubação e PCR (Parada Cardiorrespiratória), com ressuscitação cardiopulmonar em pacientes com a Covid-19.
Durante as aulas práticas, os alunos ainda contam com o laboratório de simulação realística da Faseh, onde o espaço é equipado por modelos e aparelhagem que reproduzem o ambiente de UTIs.
Além dos treinamentos, a Faseh divulgou uma parceria com a Secretaria de Saúde da cidade de Lagoa Santa. A Instituição cedeu o uso da plataforma acadêmica Blackboard, um ambiente virtual e de gerenciamento do aprendizado, para a comunicação entre as equipes de saúde, fazendo a ponte entre profissionais e gestores que estão na linha de frente dos atendimentos às vítimas da Covid-19.
Leia também: Com estoques em queda, Hemominas convoca doadores de sangue