Antes de dedicar-se inteiramente à advocacia criminal, o advogado Wilson Pereira teve de vencer seus próprios preconceitos quanto à área penal – e está na hora da sociedade fazer o mesmo.
Algumas vezes encontramos nossa vocação profissional, outras vezes é ela que nos encontra. Este foi o caso do advogado criminalista Wilson Pereira. Formado pela Faminas em 2015, Pereira buscou especializações nas áreas de Direito Tributário e Direito Administrativo antes de atender ao chamado do Direito Penal e abrir seu próprio escritório, Wilson Pereira Advocacia e Consultoria Jurídica, em Vespasiano.
Entender-se como criminalista não foi um processo linear, segundo Wilson. Apesar de já realizar atendimentos mesmo antes de focar inteiramente sua atuação na área, o advogado teve de vencer sua própria resistência quanto a dedicar-se à advocacia criminal, que muitas vezes carrega rótulos pejorativos perante a sociedade. “Sempre tive afinidade com o Direito Penal e sempre atuei na área, mas apesar disso tinha uma resistência infantil e popular de que estava ‘defendendo bandido’”, afirma.
O que mudou sua percepção foi o pensamento de que o advogado é essencial à administração da Justiça e que a atuação do criminalista é de suma importância para a garantia dos direitos do cidadão – especialmente em se tratando de indivíduos muitas vezes já estigmatizados pela sociedade. E foi justamente essa mudança de pensamento o primeiro passo para uma carreira sólida e em franco crescimento.
Apesar dos desafios que a advocacia criminal traz em si, Wilson enfrenta a todos com muito estudo e muita dedicação. Tanto é que, em cinco anos de prática, já se prepara para o próximo grande passo: ampliar a atuação de seu escritório do escopo regional para outros estados da federação. Além do escritório, mantém-se ativo também junto à Ordem dos Advogados do Brasil, como membro da Comissão de Assuntos Carcerários e da OAB Jovem.
“O senso comum e muitas autoridades públicas tratam o criminalista como um criminoso, quando em verdade somos um instrumento de viabilização de direitos e garantias fundamentais, principalmente quanto ao devido processo legal, atuando na maioria das vezes em favor de pessoas estigmatizadas pela mídia e pelo sistema penal brasileiro”, afirma Wilson Pereira.
FICHA TÉCNICA
ABERTURA: 2016
SÓCIOS: Wilson da Silva Pereira 168.015 OAB/MG
ÁREAS DE ATUAÇÃO: Criminal, com advogados parceiros nas áreas de família, consumidor e tributário.
Endereço: Rua São Sebastião, 225, Lourdes – Vespasiano/MG
Contato: (31) 99406-5098
Instagram: @wilson.pereira.adv