
Pergunta 1 – Três anos de governo Rogério Avelar. O que foi bom e o que foi ruim no governo?
R – Prefiro não opinar.
Pergunta 2 – Como você enxerga as prioridades do município, a comunidade deve ser consultada?
R – Após análise da realidade social e econômica do município, fazer um diagnóstico de todos os setores. Só assim será possível que a comunidade seja consultada e consequentemente ser atuante de acordo com as demandas específicas de cada bairro.
Pergunta 3 – Quais suas propostas concretas para as políticas públicas mais importantes na cidade, os recursos e as maneiras de implementá-las?
R – As propostas concretas para as políticas públicas só serão possíveis diante da realidade encontrada no caixa da prefeitura e depois do diagnóstico apresentado de cada secretaria. No entanto, é possível que algumas propostas tornem-se mais urgentes em função da relevância para a sociedade lagoassantense.
Pergunta 4 – O trânsito na cidade é um caos total, principalmente nos finais de semana, como pretende amenizar ou solucionar esse problema?
R – O artigo 2º da Lei nº 12587 – A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), descrito abaixo deixa evidente a importância de um planejamento das vias urbanas para a mobilidade efetiva:
Art. 2º A Política Nacional de Mobilidade Urbana tem por objetivo contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.
Mediante esse artigo, torna-se necessário uma análise técnica através da contratação de uma empresa especializada em trânsito, por meio de licitação. E, em parceria com DER, uma vez que é de sua responsabilidade uma das partes mais complicadas que é a principal via de acesso ao Parque Nacional da Serra do Cipó (MG010).
Pergunta 5 – Como considera os servidores públicos e que relação pretende ter com eles?
R – Tenho total com os servidores públicos, por também ter sido servidor público de carreira e os quero como parceiros pois eles são patrimônio da cidade e juntos devemos zelar por Lagoa Santa.
Pergunta 6 – Como pretende contribuir para superar os graves problemas da desigualdade social?
R – Os problemas sociais afetam a sociedade em qualquer cidade e faremos o possível para minimizar seus efeitos, agindo com transparência, ouvindo as pessoas, participando ativamente de todas as modalidades de parcerias para a obtenção dos recursos para esses enfrentamentos que não se resolvem totalmente de forma imediata.
Pergunta 7 – Como pretende incrementar o setor do Turismo para atrair mais visitantes e empreendimentos?
R – Para o desenvolvimento de um Turismo efetivo, é necessário que haja uma equipe especializada para esse fim. Buscar parcerias junto aos órgãos do Estado de Minas Gerais e Governo Federal para a oferta de cursos técnicos de Turismo, assim como outros cursos de pequena duração na área, com o intuito de preparar a comunidade para melhor receber as pessoas que aqui vêm e possam explorar os vários pontos potenciais para o Turismo, como a Gruta da Lapinha, o Circuito das Doceiras da Lapinha, entre outros. Torna-se necessário que a própria população seja o veículo motor para que o Turismo aconteça. A cidade deve apresentar-se atrativa para os munícipes. E assim, os investidores virão naturalmente.
Pergunta 8 – Qual a sua proposta para melhorar o atendimento na rede municipal de Saúde, evitando a superlotação dos postos de saúde e hospital?
R – Saúde é o calcanhar de Aquiles em todo e qualquer município brasileiro. A atenção básica de Lagoa Santa é satisfatória. No entanto, o anseio da população é Urgência e Emergência, ou seja, respostas eficazes à noite, finais de semana. Média e Alta Complexidade.
Pergunta 9 – Em relação à mobilidade urbana, existe a polêmica em torno dos valores das passagens e a qualidade dos ônibus. Qual seu projeto no setor de mobilidade?
R – No momento atual, a empresa responsável pelo transporte está na legalidade por ter vencido uma licitação. Considero o preço elevado para a quilometragem do percurso, se levar em consideração o preço das passagens praticado na cidade de Belo Horizonte. No momento propício, o usuário deve ser consultado para que a próxima concessão atenda aos interesses da comunidade.
Pergunta 10 – Por que você é a melhor opção para Lagoa Santa?
R – Uma vez que ao exercer a função de delegado, fiz muitas mudanças para Lagoa Santa, sendo prefeito, com as parcerias adequadas buscarei sempre o que for melhor para os cidadãos de Lagoa Santa.
O dever, a cidadania, o compromisso, a lucidez, o envolvimento nos destinos dessa cidade, que a minha família decidiu ser sua morada definitiva aqui na terra. Por isso, buscamos e buscaremos as melhores e mais atuais soluções para minimizar os efeitos da pobreza, da violência entre os jovens, oferecendo um sistema de saúde digno para as pessoas, nosso principal foco, objetivo, são as pessoas. Esse é o chamado que temos para Lagoa Santa, essa é a missão para qual nós somos capacitados.