Com o surgimento da Covid-19 e, consequentemente, a instauração da pandemia, muita coisa teve que mudar! Para sobreviver, diversas empresas tiveram que se adaptar a uma situação extremamente diferente e desconhecida. Mas, apesar de impor inúmeras dificuldades, ao exigir novas formas de trabalho, o “Novo Normal” fez com que muitos empresários vencessem obstáculos e se sobressaíssem, mesmo em meio à crise, ao enxergar novas possibilidades e oportunidades. Conheça a história de superação de uma delas!
Tok Firme Estética
Inaugurada em Lagoa Santa em um período bastante difícil, em plena pandemia, a Tok Firme Estética cresceu mais de 30% nos dois primeiros meses de funcionamento. A expectativa é ter agora neste ano um crescimento ainda maior. “Não conseguimos fazer uma análise histórica. Contudo, sobre o futuro, estamos muito otimistas com os resultados que temos obtidos desde a inauguração”, afirmou Erlon Campelo Câmara, um dos sócios da clínica.
Para se sobressair aos efeitos da pandemia, a estratégia adotada pela Tok Firme foi a de segmentação do mercado. “Fizemos uma seleção de fornecedores, parceiros e público alvo que acreditamos ter sido bem assertiva”. Quanto aos obstáculos, na opinião do empresário, eles são inúmeros! O principal deles é a desconfiança de muitos consumidores que, inseguros com o atual cenário, estão adotando um comportamento de consumo mais conservador.
Questionado também sobre as coisas que se perderam neste momento de pandemia, que mais deixaram saudade, Erlon diz que os eventos comemorativos, entre eles, as festas, as reuniões, as formaturas e os casamentos. “Nessas ocasiões, as pessoas se programavam e faziam investimentos em imagem pessoal que foram reduzidos ou deixados de lado. Em contrapartida, para algumas outras, esse novo normal foi também um momento de repensar a vida e não adiar planos”.
E como seguir adiante em meio a este cenário? De acordo com o empresário, há muito trabalho pela frente. “Ainda não sabemos sobre todos os impactos dessa pandemia. Temos que ficar atentos aos desejos dos clientes e as inovações que surgirão no mercado. Sem contar que, como muitos postos de trabalho irão desaparecer, muitas pessoas vão empreender, aumentando ainda mais a concorrência”.
Por fim, Erlon dá a dica! “Acho que o melhor é avaliar o que de fato os clientes desejam consumir e se o que está sendo vendido está dentro dos seus desejos e expectativas. É preciso também analisar se não está na hora de diversificar o portfólio, fazer parcerias ou mesmo se associar a algum grupo ou franquia. Então, seja conservador nos gastos e avalie as mudanças de perfil dos seus consumidores”, conclui.

Fábio Oliveira, Tátila Aguiar e Erlon Campelo Câmara, sócios da Tok Firme Estética
Sobre a Tok Firme Estética
Inaugurada em 24 de agosto do ano passado, a Tok Firme de Lagoa Santa nasceu em plena pandemia. Após aproximadamente um ano de planejamento e estudos para abertura do espaço, o vírus começou a se disseminar pelo país. Segundo Erlon, o pensamento, em nenhum momento, foi de adiar ou modificar o projeto. “Acreditávamos que quando inaugurássemos as pessoas teriam ganhado peso, estariam mais estressadas e precisariam dos nossos serviços. E foi exatamente o que aconteceu”.
Criada há cerca de 10 anos, por Tátila Aguiar, na cidade de Pedro Leopoldo, a Tok Firme é uma clínica de estética com procedimentos inovadores e exclusivos que preza por resultados duradouros e realistas. Formada por uma equipe composta por médicos, nutricionistas, psicólogo, esteticista e biomédico, a clínica proporciona aos seus clientes a melhor experiência em tratamentos de emagrecimento, estrias, flacidez, celulite, acne, depilação a laser, criolipólise, fios de PDO, botox e massagens, entre vários outras.
Tok Firme Estética
Av. Getúlio Vargas, 352, Centro (Orla da Lagoa) – Lagoa Santa/MG
Tels.: (31) 3681.7379 – 99530.3486 | Instagram: tokfirmelagoasanta