Com o surgimento da Covid-19 e, consequentemente, a instauração da pandemia, muita coisa teve que mudar! Para sobreviver, diversas empresas tiveram que se adaptar a uma situação extremamente diferente e desconhecida. Mas, apesar de impor inúmeras dificuldades, ao exigir novas formas de trabalho, o “Novo Normal” fez com que muitos empresários vencessem obstáculos e se sobressaíssem, mesmo em meio à crise, ao enxergar novas possibilidades e oportunidades. Conheça a história de superação de uma delas!
Kiboo Sushi
Antes da pandemia, o Kiboo Sushi atendia em quatro diferentes modalidades: self-service, rodízios, eventos e a la carte. O serviço de delivery estava ainda em formulação. Já era uma área em que a proprietária Maria Rita Alvarenga gostaria de investir, mas que, por ironia do destino, não havia tirado o projeto do papel. “Com o início da pandemia, o restaurante passou 40 dias fechado sem nenhum tipo de atendimento. Liberamos a equipe para que todos pudessem ter acesso aos seus direitos e começamos, imediatamente, um processo de reconstrução. O primeiro passo foi recorrer aos nossos clientes fiéis. Fizemos uma campanha de venda antecipada de serviços que foi um sucesso. Com esse recurso, fizemos um caixa e colocamos nossos planos em ação”, conta a empresária.
No mês de maio, as atividades do Kiboo retornaram com as modalidades delivery e to go, formato pegue e leve. Dessa forma, o restaurante foi então evoluindo! Hoje, já em funcionamento diário com o a la carte, para o almoço e o jantar, e o delivery, cativa um novo público que busca um japa de qualidade e não se apega ao preço. “Acho que neste ponto está a nossa maior mudança! Agora, para o futuro, temos inúmeros projetos. Entre eles, uma enorme reforma da Casa que ganhará novos ambientes e formatos”.
Embalagens criadas para os serviços de delivery e to go (pegue e leve)
Estratégias de sobrevivência
As estratégias que mantiveram o Kiboo de pé não foram, na verdade, construídas unicamente na pandemia. A administração do restaurante sempre se organizou pensando, principalmente, na questão financeira. “Brinco muito que somos uma empresa rica com empresária pobre. Essa sempre foi a minha forma de gerir. Todos os lucros foram reinvestidos e parte da arrecadação ia para um caixa emergencial. Foi com esse recurso que seguramos as pontas”, afirma Maria Rita.
Outra estratégia que deu uma certa vantagem ao Kiboo frente à outras empresas foi o planejamento. Quando começou a ouvir falar de pandemia, a proprietária já se preparava para o cenário, caso a doença chegasse ao Brasil. “Mais de 90% dos empresários que conheço estavam achando loucura pensar que isso poderia fazer parte da nossa realidade. E cá estamos nós!”.
Uma das grandes armas de Maria Rita foi a informação. Ela leu, releu, estudou e avaliou como cada empresa e governo estavam reagindo ao estragos. “Quando a pandemia chegou, eu estava preparada. Fiz do Kiboo uma empresa preparada também. O principal obstáculo, claro, foi a incerteza. Todos os dias tínhamos um novo cenário pra lidar e reorganizar. Reconstruir minha equipe, por exemplo, está na lista de desafios a serem superados, assim como o relacionamento com o cliente que já não lida mais da mesma forma com as empresas. Todos fomos transformados nesse processo. O Kiboo também”.
Aprendizado e superação
De acordo com Maria Rita, certamente, o que mais deixará saudade é a família construída ao longo de 15 anos no Kiboo. “Cada um que fez parte do nosso time seguiu um caminho e eu fico muito feliz e honrada de ter feito parte da trajetória profissional deles”. Em contrapartida, segundo a empresária, está a esperança. “Aprendemos a seguir em frente e a lidar com um cenário completamente adverso. Entendi que quando se tem força de vontade, tudo é possível. E que, mesmo que as coisas pareçam difíceis, há uma luz no fim do túnel e para cada problema uma solução. Resolver desafios é o que mais me encanta no empreendedorismo”.
Quanto ao sentimento de vencer as dificuldades impostas pela pandemia, Maria Rita afirma que a agilidade e a capacidade de tomar decisões é o que realmente fazem a diferença. Sobreviver à doença no cenário empresarial não é acaso, sorte ou providência divina! “É planejamento, organização e gestão presente e atuante. É tomar as decisões que ninguém quer tomar e dar a cara a tapa em rede estadual, como eu fiz, no MGTV, para falar dos problemas da classe. Estou me sentindo realizada com tudo o que fizemos em 2020. E quando eu acho que Deus já cansou de me surpreender, Ele me mostra que para quem sonha, sempre a algo a se realizar. Então, finalizo o ano grata por absolutamente tudo. Gratidão a tudo e a todos!
Para os empresários que ainda não conseguiram reerguer as suas empresas, a mensagem de Maria Rita é: “amanhã é um novo dia pra você fazer o que precisa ser feito. Foque nos lucros e esqueça o status de estar a frente de um negócio. Viva para fazer a sua empresa ser próspera. Esse é o objetivo dela. Organize suas finanças, siga sua intuição, aja de acordo com suas condições financeiras, se informe e busque ajuda”, conclui.
Sobre o Kiboo Sushi
O Restaurante Kiboo Sushi surgiu em Lagoa Santa em 2004, cidade, à época, considerada do interior. Se a culinária japonesa já não era tão famosa assim nas capitais, imagine nos outros municípios! A despeito disso, o coração de Maria Rita pediu e ela, sabiamente, seguiu sua intuição. Obviamente, o espaço passou por anos difíceis no período de sua abertura, mas aos poucos foi conquistando o coração e o paladar dos clientes.
Em 2010, em parceria com um site de compras coletivas, o Kiboo se tornou referência nos rodízios e a atender, diariamente, mais de 200 pessoas por dia. Hoje, reconhecido como um dos principais endereços gastronômicos da região, conta com um cardápio variado, deliciosos pratos frios e quentes, peixes sempre frescos, ambiente agradável e, claro, atendimento impecável.
Kiboo Sushi
Avenida Das Árvores, 630, Bairro Jardim Ipê – Lagoa Santa/MG
Tels.: (31) 3681.5713 | Instagram: kiboosushi.oficial