Com o surgimento da Covid-19 e, consequentemente, a instauração da pandemia, muita coisa teve que mudar! Para sobreviver, diversas empresas tiveram que se adaptar a uma situação extremamente diferente e desconhecida. Mas, apesar de impor inúmeras dificuldades, ao exigir novas formas de trabalho, o “Novo Normal” fez com que muitos empresários vencessem obstáculos e se sobressaíssem, mesmo em meio à crise, ao enxergar novas possibilidades e oportunidades. Conheça a história de superação de uma delas!
Hotel Dom Otto
Desde 2014, após a realização da Copa do Mundo no Brasil, o segmento hoteleiro no país já vinha passando por dificuldades. Na época, muitos empreendimentos foram construídos em função do evento, porém Belo Horizonte e região não tinham uma demanda para tanta oferta ao final dos jogos. Com a chegada da pandemia o quadro dessa crise foi então agravado. No caso do Dom Otto, por exemplo, o Hotel ficou dois meses totalmente fechado, não por força de nenhum decreto, mas sim por falta de hóspedes. “O público corporativo passou ao home office e o de lazer a se sentir inseguro. Mudaram as prioridades”, conta uma das proprietárias Janine Bauerfeld.
No início da retomada das atividades, a direção do Dom Otto percebeu que a questão da sensação de segurança superava a necessidade de conforto. Em função disso, todos os protocolos foram adotados para garantir aos hóspedes um nova experiência de esperança. “Podemos ser felizes abrindo mão de alguns confortos em prol da nossa segurança e a dos outros. No futuro, estaremos mais adaptados, mas a maioria dos procedimentos com certeza vieram para ficar”.
Estratégias de sobrevivência
Para se manter no mercado, os proprietários do Dom Otto iniciaram o período de retomada oferecendo treinamentos aos funcionários, através de consultoria especializada, adotaram os procedimentos previstos nos protocolos de segurança, passaram a usar todos os equipamentos de proteção, necessários para a segurança dos hóspedes e colaboradores, e modificaram infraestrutura e hábitos: a forma de servir o café da manhã, a disposição das mesas, que foram distanciadas, instaladas divisórias de acrílico, fechados alguns espaços, como sauna e salão de jogos, e realizados check-in e envio de cardápios pelo aplicativo WhatsApp.
Obviamente, foram inúmeros os obstáculos enfrentados! O Dom Otto precisou lidar com a redução e a suspensão de colaboradores, arcar com o alto custo dos EPI’s e produtos de limpeza hospitalares e, claro, conscientizar hóspedes e funcionários da extrema importância e necessidade de todas as mudanças para o bem-estar de todos.
Aprendizado e superação
Segundo Janine, para que todos se sintam realmente em casa, direção e colaboradores do Dom Otto são sempre muito afetivos com os hóspedes. “O sorriso e o atendimento personalizado são a nossa marca”, afirma ela. “Tivemos que trocar os abraços e os apertos de mão pelo sorriso no olhar, cumprimentando de longe, mas de alguma forma mantendo o calor humano, o aconchego”. Em contrapartida, encara como positiva a maior compreensão de que estamos todos no mesmo barco. “Temos que ser solidários uns com outros, assim as novas experiências serão bem-vindas e em breve as antigas voltarão a acontecer”.
Quanto ao sentimento de seguir adiante, apesar das dificuldades, Janine diz que a direção do Hotel ainda está no processo. “Temos muito pela frente, mas a sensação de esperança por dias melhores nos mantém firmes no nosso propósito de continuar oferecendo encantadoras experiências aos nossos clientes. Todos estão carentes de momentos felizes e nós estamos aqui para oferecer isso”.
Por fim, a dica da proprietária é: manter a esperança e o pensamento positivo. “A vacina já está aí. Em breve, todos voltarão dando mais valor à liberdade, à família, ao contato físico, aos pequenos momentos e à vida. Cada segmento foi afetado de forma diferente, entretanto nenhum continuou igual. Temos agora que nos reinventar, enxergar novas oportunidades e nos atualizar para estarmos prontos para quando tudo isso acabar”, conclui.
Sobre o Hotel Dom Otto
A união de duas culturas tão diferentes, como a brasileira e a alemã, culminou em uma perfeita combinação de conforto, tranquilidade, modernidade e requinte. Funcionando em Vespasiano, há mais de 26 anos, o Hotel Dom Otto, fundado por Otto Bauerfeld, engenheiro alemão que se encantou pelo Brasil, e sua esposa Sueli, se destaca no mercado ao oferecer o melhor da hospitalidade mineira agregada ao estilo alemão.
Mantendo-se atualizado com o passar dos anos, o Hotel conta hoje com três prédios. São 51 apartamentos (Standard, Luxo, Semi-Flat, Triplo Luxo, Suíte Júnior e Suíte Master) e uma estrutura de lazer completa com piscinas, ofurô, sala de massagem, salão de jogos, academia, sauna e espaço business.
Em um ambiente tranquilo e com uma localização privilegiada, a apenas 15km do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, e a 10 minutos da Cidade Administrava do Governo de Minas Gerais, o Dom Otto oferece, também, um restaurante aberto ao público e uma área para realização de eventos sociais de diversos portes e estilos: de casamentos à confraternizações de empresas da região.
Sem dúvida, um espaço dinâmico, charmoso, comprometido com a satisfação de todos os visitantes e ideal para executivos em viagens à negócios ou para hóspedes que desejam momentos de descanso e lazer.
Hotel Dom Otto
Endereço: Rua Boanerges Silva, 262, Bairro Jardim Itaú – Vespasiano/MG
Tels.: (31) 3621.2806 – 97110.2923 | Site: www.domotto.com.br | Instagram: hoteldomottooficial