Dia Nacional da Luta Antimanicomial terá programação em Lagoa Santa – A Prefeitura de Lagoa Santa informou que amanhã (18), quarta-feira, será realizado na Praça Dr. Lund, no centro de Lagoa Santa, um ato com intervenções artísticas por causa do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. De 8h às 12h a nova Praça Doutor Lund receberá trabalhadores e militantes do setor com intuito de celebrar a data e o tratamento em liberdade de usuários.
O Ministério da Saúde explica que o movimento se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos.
Essa ideia é baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos, explica.
Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, diferentes categorias profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros segmentos da sociedade questionam o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciam as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais.
Propomos a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade, diz.
Leia também – Bienal Mineira do Livro enaltece a importância da leitura