A Seleção Brasileira estreou ontem pela Copa América de 2021. O time comandado pelo técnico Tite venceu a desfalcada Seleção Venezuelana por 3×0, porém o jogo foi marcado pela baixa audiência na televisão aberta. O jogo transmitido pelo SBT e que tem apoio do Governo Federal e da Confederação Brasileira de Futebol, foi um fracasso de telespectadores e amargou a menor audiência de um jogo da história da Seleção Canarinha.
O Brasil entrou em campo com força máxima para realizar a sua estreia no torneio. Já a Venezuela tinha 9 desfalques para o jogo, por conta de uma do novo Coronavírus que atingiu a delegação do país vizinho. O jogo foi marcado por um duelo de uma seleção que não gostaria de entrar em campo e outra acometida pela doença.
A Venezuela entrou em campo para se defender. Abdicou do ataque e se manteve firme na marcação, complicando as jogadas do Brasil. No ataque a Seleção expunha tudo o que tinha de melhor para abrir espaços. Atacou com 2-3-5, e a insistência deu certo. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Neymar bateu escanteio, a bola desviou e sobrou nos pés do zagueiro Marquinhos, que empurrou para a rede.
Com mexidas no time, Tite colocou Everton Ribeiro e Alex Sandro no lugar de Lucas Paquetá e Renan Lodi. Mesmo com a alta criatividade e a baixa eficiência, a jogada puxada por Danilo, que tabelou com Everton Ribeiro deu resultados. O lateral-direito que joga pela Juventus da Itália sofreu pênalti que foi convertido por Neymar. Brasil 2×0. Já nos minutos finais da partida, Neymar em noite inspirada, puxou contra-ataque pela esquerda, driblou o goleiro venezuelano e tocou para que Gabigol empurrasse para os fundos das redes. Brasil 3×0 Venezuela.
Porém nem tudo foi um sucesso. De acordo com pesquisa da TV POP, o jogo da seleção teve a pior audiência da história. A Copa América, imposição da CBF, do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido), não agrada boa parte dos brasileiros e brasileiras e tão pouco a própria Seleção. A competição já perdeu patrocinadores importantes como a Mastercard, Diageo, Ambev, TCL e a rede social Kwai, sobrando apenas para o grupo Havan, de propriedade de Luciano Hang, apoiador fanático do Presidente da República, patrocinar a competição.
A partida Brasil x Venezuela, transmitida pelo SBT, perdeu para o programa Domingão do Faustão, apresentado pelo jornalista Tiago Leifert, excepcionalmente neste domingo. O SBT obteve 13,6 pontos de audiência, com um pico de 15,8 pontos às 19 horas e 51 minutos. Já a Rede Globo manteve uma média de 16,4 pontos alcançando o pico de 18,6 pontos às 19 horas e 52 minutos. Em outra pesquisa realizada pelo Instituto Ideia mostrou que 61% dos brasileiros e brasileiras desaprovam a competição internacional.