Em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 22, os foliões poderão curtir shows na Praça da Estação, cortejos de blocos de rua por toda a cidade e desfiles de Blocos Caricatos e escolas de samba na Avenida Afonso Pena.
O Palco Oficial do Carnaval de Belo Horizonte, que fica localizado na Praça da Estação, trará uma extensa programação valorizando o samba mineiro com apresentações de artistas locais.
Abrindo oficialmente o feriado de carnaval na cidade, o Palco Oficial recebe nesta sexta-feira (17) as apresentações artísticas do Kandandu, encontro de blocos afro de Belo Horizonte. Construído coletivamente pela sociedade civil, Associação dos Blocos Afro de Minas Gerais (Abafro) e Belotur, o evento acontece a partir das 18h. No sábado (18) o Kandandu continua no palco, com atrações a partir das 16h.
Já no terceiro dia de festa, no domingo (19), o destaque fica por conta da cantora mineira Aline Calixto, que chega com o show ‘Samba da Calixto’, às 19h30. No mesmo dia, haverá a apresentação do tradicional grupo belo-horizontino Baluartes do Samba.
Na segunda-feira (20), o palco contará com a exibição do grupo Swingueira Mineira, composto pelo bloco Swing Safado e os artistas Kdu dos Anjos, Mac Júlia, Sara Guedes e Papo.
No último dia de festa, na terça-feira (21), a cantora Manu Dias irá interpretar diversos sucessos do samba raiz nacional. Outro destaque do dia fica por conta do cantor mineiro Gustavo Maguá, figura importante do Carnaval de Belo Horizonte, que traz o ‘Baile do Maguá’, iniciativa que reúne vários ritmos musicais.
Blocos de Rua
A programação de blocos de rua em Belo Horizonte é extensa, plural e descentralizada. Serão realizados, aproximadamente, 240 cortejos com ritmos e públicos diversos.
Para quem quiser começar a curtir a folia já na sexta-feira, o “Sexta, Ninguém Sabe?!” concentra às 17h, na rua Alvarenga Peixoto, 1.026, no Santo Agostinho. Seu repertório é focado em sambas-enredo de todos os tempos e clássicos do rock. Um pouco mais tarde, às 18h, começa a preparação do “Lindo Bloco do Amor” na rua Sapucaí, 105, no Floresta. O cortejo é uma homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha.
O sábado de Carnaval começa bem cedo, às 5h com o “Então, Brilha!”. O bloco tradicional da folia belo-horizontina se agrupa na rua Curitiba, 8, no Centro. Para os fãs de música eletrônica, acontece mais tarde o cortejo do “Masterplano”. A concentração será às 16h na rua Sapucaí, 251, no Floresta.
A folia para os pequenos também está garantida. No domingo, o bloco “Cenário Kids” se prepara a partir das 9h na rua Michel Jeha, 178, no São Bento. O cortejo promete contar com oficinas, brincadeiras circenses e apresentações culturais. No mesmo dia acontece também o desfile do bloco “Baianeiros”. A ideia é trazer para o carnaval de BH o clima do carnaval de Salvador. O agrupamento começa às 12h30 na avenida Altamiro Avelino Soares, 147, Castelo.
Na segunda, o “Bloco Alalaor” levará muitos hits populares de carnaval, marchinhas, samba e axé retrô para o Santa Tereza. O bloco surgiu em homenagem ao senhor Alaor, que com 90 anos nunca tinha brincado de carnaval. O motivo eram as chacotas que recebia pelo seu nome. A concentração será às 13h na rua Silvianópolis, 189. No mesmo horário também se prepara o “Garotas Solteiras”, que promete tocar hits das divas música pop em ritmo carnavalesco. O cortejo sai da rua dos Timbiras, 725, no Funcionários.
O feriado de carnaval começa com o “Truck do Desejo”, bloco de mulheres lésbicas, bissexuais, não bináries e sapatrans que tem como bandeira a luta contra o preconceito e a maior visibilidade da cultura lésbica e bissexual. Seus ritmos passeiam entre o samba reggae, funk, pagodão, marchinha, piseiro e reggaeton. O agrupamento será às 9h na avenida Augusto de Lima, 1212, Barro Preto. Mais tarde, às 16h, o “Alô Clara” se concentra na avenida Clara Nunes, 86, no Renascença. Serão cantados sucessos da Clara Nunes, dentre outros ritmos que compõem o carnaval.
Para os foliões de BH, quarta-feira ainda não é dia para descansar. O “Bloco Afro Magia Negra” se agrupa às 12h na rua Jundiaí, 97, no Concórdia. O objetivo do cortejo é promover a arte e cultura negra. Suas influências musicais são Afromineiridades, Toques de Atabaque, Ritmos Africanos, Samba, Afro Beat, Reggae, entre outras. Mais tarde, às 13h, o “I Wanna Love You” se prepara para celebrar as músicas do reggae nacional e internacional. O endereço é rua São Luiz, 371, Sagrada Família.
Blocos Caricatos e Escolas de Samba
Nos dias 20 e 21, a Avenida Afonso Pena (entre Rua Pernambuco e Rua Espírito Santo) se transforma na passarela do samba da capital mineira para receber os desfiles dos Blocos Caricatos e escolas de samba. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação. Confira abaixo a programação.
Programação de Blocos Caricatos (20/02)
17:45 Abertura: Abertura Oficial Afoxé Ilê Odara
18:45 Bloco Leões da Lagoinha
19:30 1º Bloco Caricato Aflitos do Anchieta
20:10 2º Bloco Caricato Corsário do Samba
20:50 3º Bloco Caricato Estivadores do Havaí
21:30 4º Bloco Caricato Bacharéis do Samba
22:10 5º Bloco Caricato por Acaso
22:50 6º Bloco Caricato Unidos da Zona Norte
23:30 7º Bloco Caricato Infiltrados do Santa Tereza
00:10 8º Bloco Caricato Mulatos do Samba GRUPO
00:50 9º Grêmio Recreativo Escola de Samba Triunfo Barroco
Programação de Escolas de Samba (21/02)
18:00 Abertura: Afoxé Bandarerê
19:00 Acesso – Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperatriz de Venda Nova
19:55 1º Grêmio Recreativo Escola de Samba Raio de Sol
20:50 2º Grêmio Recreativo Escola de Samba Imperavi de Ouros
21:45 3º Grêmio Recreativo Escola de Samba Cidade Jardim
22:40 4ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Bem Te Vi
23:35 5ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Canto da Alvorada
00:30 6ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos dos Guaranys
01:25 7ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Estrela do Vale
02:15 8ª Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova
A apuração de resultados dos Blocos Caricatos e escolas de samba será realizada na quarta-feira (23), a partir das 16h, no Mercado da Lagoinha. O endereço é Avenida Presidente Antônio Carlos, 821, Lagoinha. A entrada é gratuita e está sujeita à lotação do espaço.