A intensa onda de calor que alcançou Minas Gerais e elevou a temperatura em todo o Estado, fazendo algumas cidades atingirem marcas históricas, deve continuar nos próximos dias. Então, atenção! Com o tempo mais seco e quente, os cuidados com a saúde devem ser reforçados.
Segundo a referência técnica de Promoção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Nathalia Beltrão, durante os períodos em que as temperaturas ficam mais elevadas, é preciso mais cuidados com a saúde. Para a especialista o ideal é consumir alimentos leves e bastante água e líquidos, pois o organismo pode ter uma tendência maior a ficar desidratado. “A melhor forma de manter a hidratação em dia é por meio da ingestão de água. O consumo de chás, sucos naturais sem açúcar, água de coco, saladas e frutas ricas em água também podem auxiliar a manutenção da hidratação do organismo. Evite substituir a água por bebidas adocicadas (refrigerantes, néctares, sucos artificiais) e bebidas alcoólicas”.
De acordo com Nathalia, adotar uma alimentação saudável e balanceada é fundamental. “Com as altas temperaturas, o risco de uma infecção alimentar é maior. Por esse motivo, durante os dias quentes, é importante dar preferência a alimentos naturais e evitar preparações gordurosas”.
Para os praticantes de atividades físicas, a profissional esclarece que nos dias quentes a perda de fluídos no suor é ainda maior e pode variar conforme a intensidade do exercício. O ideal, portanto, é escolher horários alternativos, com menor exposição ao sol, para realização das atividades, usar roupas leves, protetor solar e ingerir bastante água. “A ingestão de água é importante para controlar a temperatura corporal, retardar a fadiga, prevenir câimbras e evitar o aumento da frequência cardíaca”.
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Leia também: Hospital da Baleia oferece mil mamografias gratuitas durante o Outubro Rosa