Postos de combustíveis de Lagoa Santa e outras cidades da RMBH apresentaram longas filas de motoristas que buscam abastecer seus carros; preço do combustível assusta
A categoria petroleira de Minas Gerais entrará em greve, por tempo indeterminado, a partir do próximo domingo, 28, após a alta de preços do combustível ser cada vez maior.
A reivindicação do movimento é defender a garantia de uma série de direitos petroleiros e a segurança nas unidades da Petrobrás em Minas Gerais.
Além do protesto realizado na tarde desta quinta-feira, 25, na Cidade Administrativa, cerca de 50 caminhoneiros protestaram em frente à Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na manhã desta sexta-feira , 26, contra o alto preço dos combustíveis no país.
De acordo com Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (SindTanque-MG), a estimativa é que haja 300 caminhões parados em todo o Estado.
A pauta da greve foi aprovada em assembleias realizadas entre os dias 21 e 25 fevereiro, com os trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-IBT).
Abaixo, confira todas as reivindicações:
1 – Recomposição de efetivo;
2 – Retorno ao número mínimo anterior ao O&M;
3 – Manutenção das atividades executadas por trabalhadores próprios – Fim da terceirização das atribuições e tarefas inerentes aos cargos do quadro de trabalhadores próprios da Petrobrás;
4 – Minuta da tabela de turno;
5 – Não alteração de THM durante parada de manutenção;
6 – Realização de periódico durante a jornada de trabalho;
7 – Anulação das punições aplicadas à trabalhadores em razão a participação da greve de fevereiro de 2020;
8 – Regulamentação do teletrabalho;
9 – Reembolso das horas indevidamente descontadas em janeiro 2021 em descumprimento do acordo realizado no TST decorrente da greve de fevereiro de 2020;
10 – Falta de medidas adequadas de prevenção ao novo coronavírus em razão da aglomeração excessiva de trabalhadores próprios/terceirizados agravados pelas paradas de manutenção;
11 – Interrupção e estorno das cobranças abusivas realizadas na AMS.
Filas para abastecer e combustível caro
A greve ainda nem tinha sido anunciada oficialmente e já impactou os postos de combustível da capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Mesmo com o preço alto do litro de etanol, girando em torno de R $4,19, e gasolina em torno de R $5,60, em Lagoa Santa, na manhã e tarde desta sexta, 26, centenas de motoristas enfrentam longas filas para abastecer seus veículos.
Alguns postos de BH anunciaram, ainda pela manhã, que já estão sem combustíveis.

Foto: Marley Borges